SURGIMENTO DO SAAS


A primeira “versão” do SaaS existe desde os anos 60. Naquela época, os computadores eram grandes e caros. Poucos negócios pequenos ou médios podiam investir em um computador o que levou ao nascimento do primeiro conceito de computação da nuvem.
E como funcionava essa ideia: múltiplos terminais “simples” (teclados e monitores, sem CPUs), eram conectados por uma rede a um mainframe ou mini-computador. Todos os aplicativos e dados permaneceram no mainframe e para usar o sistema, era digitado o comando através do teclado do terminal. Em seguida, o comando era enviado do mainframe/mini-computador para o monitor apropriado. Era uma forma precoce de conectar computadores – um sistema que conhecemos hoje como “internet”.
Muitas empresas de pequeno e médio porte, através deste sistema conseguiam acessar sistemas modernos de forma econômica. Essas organizações não podiam pagar os custos de hardware, software, suporte e treinamento, então eles dependiam do SaaS como forma de se manterem competitivos.
Entre as décadas de 70 e 80 esse modelo de negócio prosperou e o produtos mais populares na modalidade SaaS eram o CRM, folhas de pagamento e serviços de contabilidade. O inconveniente era que o sistema dependia de uma linha telefônica dedicada, e um modem para envio dados de/para clientes. No entanto, os aplicativos eram simples, com interfaces baseadas em texto. Como todos os dados que estavam sendo transmitidos eram de texto, ou outros dados pequenos, raramente havia necessidade de transferir arquivos maiores.
Na década de 90, os custos para adquirir computadores, bem como o tamanho destes, foram diminuindo, o que facilitava ter todos os seus dados e necessidades em seu próprio servidor ou computador de mesa, será que valia a pena continuar usufruindo de modelo ? Assunto para o próximo post.
Fonte: https://codificar.com.br/blog/tecnologia/a-historia-por-tras-do-saas/

0 comentários:

Postar um comentário