A primeira “versão” do SaaS existe desde os
anos 60. Naquela época, os computadores eram grandes e caros. Poucos negócios
pequenos ou médios podiam investir em um computador o que levou ao nascimento
do primeiro conceito de computação da nuvem.
E como funcionava essa ideia: múltiplos
terminais “simples” (teclados e monitores, sem CPUs), eram conectados por uma
rede a um mainframe ou mini-computador. Todos os aplicativos e dados
permaneceram no mainframe e para usar o sistema, era digitado o comando através
do teclado do terminal. Em seguida, o comando era enviado do
mainframe/mini-computador para o monitor apropriado. Era uma forma precoce de
conectar computadores – um sistema que conhecemos hoje como “internet”.
Muitas empresas de pequeno e médio porte, através
deste sistema conseguiam acessar sistemas modernos de forma econômica. Essas
organizações não podiam pagar os custos de hardware, software, suporte e
treinamento, então eles dependiam do SaaS como forma de se manterem
competitivos.
Entre as décadas de 70 e 80 esse modelo de
negócio prosperou e o produtos mais populares na modalidade SaaS eram o CRM,
folhas de pagamento e serviços de contabilidade. O inconveniente era que o sistema
dependia de uma linha telefônica dedicada, e um modem para envio dados de/para
clientes. No entanto, os aplicativos eram simples, com interfaces baseadas em
texto. Como todos os dados que estavam sendo transmitidos eram de texto, ou
outros dados pequenos, raramente havia necessidade de transferir arquivos
maiores.
Na década de 90, os custos para adquirir computadores,
bem como o tamanho destes, foram diminuindo, o que facilitava ter todos os seus
dados e necessidades em seu próprio servidor ou computador de mesa, será que
valia a pena continuar usufruindo de modelo ? Assunto para o próximo post.
Fonte: https://codificar.com.br/blog/tecnologia/a-historia-por-tras-do-saas/
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