POPULARIZAÇÃO DO SaaS


Com a popularização da internet no início da década de 90, as empresas de TI inventaram um meio de hospedar o software na rede para oferecer os serviços do aplicativo de forma online. Com isso, o cliente não precisaria mais gastar com hardware e nem com licenças, somente iria pagar para utilizar os serviços prestados pelo software.
A nomenclatura SaaS não era utilizada comumente com aqueles que eram as primeiras versões dessa modalidade de serviço. Com a popularização da internet, na década de 90, a primeira denominação foi o modelo ASP.

O ASP (Application Service Provider) oferecia o software pela internet, do mesmo modo que o SaaS, só que o ASP apresenta inúmeras soluções para atender a todas as demandas que um cliente possa ter. Desta forma, o software acaba ficando pesado e o cliente acaba pagando o mesmo valor que gastaria caso tivesse comprado o software para instalar em seu computador.
A partir dessa necessidade, nasceu finalmente o conceito atual do SaaS, criado para solucionar o problema de escalabilidade que o ASP apresentava. Ao invés de oferecer softwares com muitas funcionalidades especificas, o modelo SaaS trabalha com soluções universais e oferece apenas um tipo de aplicativo (que não pode ser customizado) para todos os clientes. E quando há uma mudança de funcionalidade, a atualização ocorre no aplicativo de maneira geral.
Fonte: https://www.asaas.com/blog/software-como-servico-como-tudo-comecou/

0 comentários:

Postar um comentário